PERCURSO INTERPRETATIVO
Nos últimos anos, tem-se verificado em Portugal grandes mudanças sociais e culturais (potencializadas pela promoção da atividade física, do bem-estar físico e mental) que consequentemente fizeram com que a utilização e atividade de percursos pedestres crescessem exponencialmente. O turismo de natureza é uma das atividades que está a crescer e neste momento tem um potencial de crescimento único. Os adeptos desta modalidade alinham o prazer de caminhar com as suas preocupações com a qualidade ambiental dos sistemas naturais, aproveitando para contactar de perto com a natureza e absorver as paisagens, a vida selvagem, a flora selvagem e o património cultural envolvente.
Outras das propostas que pretendemos implementar com este projeto é um percurso interpretativo ao longo da exploração. Como já referimos, a exploração constitui um local privilegiado para a prática desta atividade visto que os seus trilhos são um meio único de observação de valores/cenários naturais e de boas práticas agrícolas.
Partindo da casa do proprietário e seguindo as placas, seja para sul/sudeste ou norte/noroeste os visitantes terão a oportunidade de visualizar, ouvir e sentir todas as valências que esta exploração tem para oferecer. Ao longo dos vários trajetos para além das placas indicativas, teremos também pequenos painéis explicativos relativos ao habitat que estamos a visualizar, as espécies da fauna (observação de aves) e da flora (quer seja pelo cheiro ou pelo tacto) que poderemos encontrar naquele determinado local ou às boas práticas que estão a ser implementas com a devida referência aos benefícios que estas trazem para a exploração e para o meio ambiente. Para além deste percurso poder ser feito a pé, realça-se a oportunidade de poder ser realizado a cavalo, criando a experiência aos participantes de estarem em contacto próxmo com uma das espécies equestres mais nobres em Portugal, o cavalo lusitano. trata-se, portanto, de um percurso por um "laboratório de biodiversidade a céu aberto".